O Dymaxion Car foi um automóvel desenvolvido por Buckminster Fuller em 1933, ele faz parte do grupo de projetos Dymaxion, que pretendiam melhorar as condições de vida da humanidade. Trata-se de um carro longo, com 6,1 metros de extensão, com três rodas, que pretendia transportar até onze passageiros e ser econômico, utilizando uma quantidade pequena de combustível e de matéria prima na produção, indo de acordo com seu conceito de “mais com menos”. O desenho do carro foi determinado por sua aerodinâmica, pois assim, seria mais veloz utilizando uma quantidade menor de combustível, fazendo 30 milhas com um galão (7,8 L/ 100 km/ 36 mpg imp). A maior velocidade alcançada pelo carro Dymaxion foi 140 Km/h.
O escultor estadunidense Isamu Noguchi esteve envolvido no desenvolvimento do projeto criando modelos de gesso e fazendo testes em túneis de vento para assegurar a aerodinâmica, esses modelos foram determinantes para a escolha da forma do automóvel, que era totalmente revolucionária para a época.
Dos três protótipos fabricados sobrou apenas um, localizado no Harrah Collection, do Museu Nacional do Carro dos Estados Unidos, em Reno, no Estado de Nevada.
O escultor estadunidense Isamu Noguchi esteve envolvido no desenvolvimento do projeto criando modelos de gesso e fazendo testes em túneis de vento para assegurar a aerodinâmica, esses modelos foram determinantes para a escolha da forma do automóvel, que era totalmente revolucionária para a época.
Nas três rodas que possui, a roda traseira é a responsável pela direção e as rodas dianteiras são as rodas motrizes, sendo assim, o carro podia girar sobre seu próprio eixo.
O carro, econômico tanto para ser produzido quanto para ser usado, pretendia revolucionar a indústria automobilística, sendo um carro veloz, leve, que transportasse um grande número de pessoas, e que, sobretudo, fosse eficiente energeticamente.
Porém, um acidente na Feira Internacional de Chicago, em 1933, danificou um dos três protótipos produzidos para exibição e testes, esse acidente colocou em cheque a estabilidade e segurança do Carro Dymaxion, o que impediu que fosse fabricado em série e que fosse desenvolvido um modelo híbrido que flutuasse sobre a água e que voasse.O carro, econômico tanto para ser produzido quanto para ser usado, pretendia revolucionar a indústria automobilística, sendo um carro veloz, leve, que transportasse um grande número de pessoas, e que, sobretudo, fosse eficiente energeticamente.
Dos três protótipos fabricados sobrou apenas um, localizado no Harrah Collection, do Museu Nacional do Carro dos Estados Unidos, em Reno, no Estado de Nevada.
Video Dymaxion Car (http://www.youtube.com/watch?v=YlLZE23EJKs)
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