O Dymaxion Car foi um automóvel desenvolvido por Buckminster Fuller em 1933, ele faz parte do grupo de projetos Dymaxion, que pretendiam melhorar as condições de vida da humanidade. Trata-se de um carro longo, com 6,1 metros de extensão, com três rodas, que pretendia transportar até onze passageiros e ser econômico, utilizando uma quantidade pequena de combustível e de matéria prima na produção, indo de acordo com seu conceito de “mais com menos”.
O desenho do carro foi determinado por sua aerodinâmica, pois assim, seria mais veloz utilizando uma quantidade menor de combustível, fazendo 30 milhas com um galão (7,8 L/ 100 km/ 36 mpg imp). A maior velocidade alcançada pelo carro Dymaxion foi 140 Km/h.
O escultor estadunidense Isamu Noguchi esteve envolvido no desenvolvimento do projeto criando modelos de gesso e fazendo testes em túneis de vento para assegurar a aerodinâmica, esses modelos foram determinantes para a escolha da forma do automóvel, que era totalmente revolucionária para a época.

Porém, um acidente na Feira Internacional de Chicago, em 1933, danificou um dos três protótipos produzidos para exibição e testes, esse acidente colocou em cheque a estabilidade e segurança do Carro Dymaxion, o que impediu que fosse fabricado em série e que fosse desenvolvido um modelo híbrido que flutuasse sobre a água e que voasse.
Dos três protótipos fabricados sobrou apenas um, localizado no Harrah Collection, do Museu Nacional do Carro dos Estados Unidos, em Reno, no Estado de Nevada.
O desenho do carro foi determinado por sua aerodinâmica, pois assim, seria mais veloz utilizando uma quantidade menor de combustível, fazendo 30 milhas com um galão (7,8 L/ 100 km/ 36 mpg imp). A maior velocidade alcançada pelo carro Dymaxion foi 140 Km/h.O escultor estadunidense Isamu Noguchi esteve envolvido no desenvolvimento do projeto criando modelos de gesso e fazendo testes em túneis de vento para assegurar a aerodinâmica, esses modelos foram determinantes para a escolha da forma do automóvel, que era totalmente revolucionária para a época.


Nas três rodas que possui, a roda traseira é a responsável pela direção e as rodas dianteiras são as rodas motrizes, sendo assim, o carro podia girar sobre seu próprio eixo.
O carro, econômico tanto para ser produzido quanto para ser usado, pretendia revolucionar a indústria automobilística, sendo um carro veloz, leve, que transportasse um grande número de pessoas, e que, sobretudo, fosse eficiente energeticamente.
O carro, econômico tanto para ser produzido quanto para ser usado, pretendia revolucionar a indústria automobilística, sendo um carro veloz, leve, que transportasse um grande número de pessoas, e que, sobretudo, fosse eficiente energeticamente.
Porém, um acidente na Feira Internacional de Chicago, em 1933, danificou um dos três protótipos produzidos para exibição e testes, esse acidente colocou em cheque a estabilidade e segurança do Carro Dymaxion, o que impediu que fosse fabricado em série e que fosse desenvolvido um modelo híbrido que flutuasse sobre a água e que voasse.Dos três protótipos fabricados sobrou apenas um, localizado no Harrah Collection, do Museu Nacional do Carro dos Estados Unidos, em Reno, no Estado de Nevada.
Video Dymaxion Car (http://www.youtube.com/watch?v=YlLZE23EJKs)
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