21 de outubro de 2008

CONCLUSÃO

O presente trabalho teve o objetivo de mostrar como Buckminster Fuller tentou resolver os problemas da sociedade de sua época através da arquitetura e do design, utilizando a tecnologia e os materiais da indústria para tornar o mundo mais sustentável, tanto ecologicamente quanto socialmente e energeticamente.
Os trabalhos citados, tanto a casa quanto o carro, demonstram a visão moderna de Buckminster Fuller, que se assemelha a de outros arquitetos de sua época. Ele buscou conciliar a nova era da industrialização e da produção em massa com a arquitetura e o design, produzindo obras que fossem de acordo com os rumos que a sociedade de sua época tomava, tendo, além disso, a preocupação em solucionar problemas como o da habitação e o do racionamento de recursos da Terra.
Enfim, Buckminster Fuller foi um arquiteto e designer de vanguarda que obteve vários avanços tecnológicos em suas obras, avanços esses que influenciaram e influenciam arquitetos como os do grupo Archigram e Norman Foster. Mesmo que vários de seus projetos não foram executados como planejado, em massa, e outros nem saíram do papel, seu legado é grande. Na arquitetura suas inovações estruturais são objeto de estudo e são utilizadas até hoje, além disso, suas idéias de sustentabilidade para impedir que o mundo entre em colapso são ainda relevantes, principalmente na atualidade.

Nenhum comentário: